Reuso é o processo de utilização de água por mais de uma vez, tratada ou não, para o mesmo ou outro fim. A água de reuso tratada é produzida dentro das estações de tratamento e pode ser utilizada para inúmeros fins, como geração de energia, para limpeza, irrigação, e desobstrução de redes de esgoto. Até a década de 1990, a água consumida pelo setor industrial constituía em insumo pouco significativo, tanto em disponibilidade quanto em aspecto econômico.
Em face da aparente abundância, eram poucas indústrias que implantavam práticas de setorização do consumo de água com o objetivo de identificar excessos de demanda, ou programas de redução de perdas em unidade produtivas. Em decorrências dessas tendências, uma alternativa para as indústrias é a reutilização da água e reuso.
Além dos benefícios de imagem, ao ser considerada uma empresa com consciência ambiental, o especialista em recursos hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas), Cláudio Itaborahy, é enfático ao defender que a implantação de um programa de conservação e reuso de água pelo setor industrial reverte-se em benefícios econômicos que permitem aumentar a eficiência produtiva.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!